domingo, 13 de dezembro de 2009

Paralisia Cerebral

A paralisia cerebral é um Distúrbio da Eficiência Física, uma perturbação do controlo da postura e do movimento que resulta de danos cerebrais, que pode gerar movimentos involuntários, alterações do equilíbrio, do caminhar, da fala, da visão, da audição, da expressão facial. Em casos mais graves pode comprometer o desenvolvimento mental.
Esta deficiência pode ocorrer antes do parto devido a infecções da mãe, à incapacidade da placenta de proporcionar nutrientes e oxigénio ao feto, incapacidade sanguínea, entre outros. Durante o parto as causas mais comuns são: falta de oxigenação do cérebro, trabalho de parto demorado, lesões causadas por partos difíceis e mau uso de fórceps. A paralisia cerebral pode aparecer depois do parto, após alguns minutos devido a febres muito altas e prolongadas, desidratação com perda siginificativa de líquidos, infecções cerebrais causadas por meningites ou encefalites, entre outros factores mais relacionados com traumatismos.
Existem três tipos de paralisia cerebral:
Espástico – caracterizado por paralisia e aumento da tonicidade dos músculos resultante de lesões no córtex ou nas vias daí provenientes. Pode afectar apenas um lado do corpo ( Hemiparésia), os quatro membros (tetraparésia) ou os membros inferiores (diplegia).

Atetose (Distonia) – caracterizado por movimentos involuntários e variações na tonicidade muscular resultantes de lesões nos núcleos situados nos hemisférios cerebrais.

Ataxia – caracterizada pela diminuição da tonicidade muscular, má coordenação dos movimentos e equilíbrio deficiente.

A Paralisia Cerebral não é contagiosa!

Sem comentários:

Enviar um comentário