Antes de investigarmos sobre as várias deficiências que encontrámos no nosso concelho, importa saber o que é a deficiência, porque, embora não estejam necessariamente relacionadas, não raras vezes ela é confundida com doença. Deficiência não é doença.
Define-se como deficiência a ausência ou disfunção do funcionamento de uma estrutura psíquica (deficiência mental), fisiológica ou anatómica (deficiência física).
As causas de deficiência são diversas, podendo classificar-se em pré-natais (antes do nascimento), perinatais (desde o parto até às primeiras horas de vida) e pós-natais (depois do nascimento). Variam entre problemas genéticos, infecções, demora no parto, desnutrição, etc.
Infelizmente, existem muitas ideias erradas relativas às deficiências e às pessoas portadoras de deficiência e como tal o nosso objectivo também passa por esclarecer e desmistificar essas concepções.
O passo que se segue no nosso trabalho é fazer a pesquisa das deficiências tendo em conta os dados que nos foram fornecidos, pois consideramos importante ter conhecimento científico acerca dos casos com que iremos lidar. À medida que formos pesquisando, publicaremos alguma informação para que os interessados possam estar a par.
Sem comentários:
Enviar um comentário