Nas pesquisas que efectuámos, constatámos que o nosso concelho é o terceiro a nível do distrito que possui maior número de pessoas portadoras de deficiências.Este facto está relacionado com o Síndrome Fetal Alcoólico.
E em que consite este síndrome?
Bem, como o próprio nome indica esta anomalia ocorre durante a gestação, o feto é gerado num ambiente de taxas alcoolémicas bastante elevadas,que vão afectar, assim, o crescimento e desenvolvimento do cérebro da criança. Esta situação vai causar problemas ao nível do sistema nervoso central do feto.
No futuro, estas crianças apresentarão uma imaturidade cerebral bastante acentuada, um elevado défice de atenção tendo muita dificuldade em cumprir regras sociais. Serão crianças bastante ansiosas, compulsivas e com um elevado grau de irritabilidade. Para além disso, manifestam um baixo rendimento escolar.
Estas crianças apresentam, de uma forma geral, as seguintes características:
- Baixo peso ao nascer;
- Perímetro cranial menor que o normal;
- Atraso do crescimento e do desenvolvimento;
- Anomalias no coração, no rosto e em outros órgãos;
- Epilepsia;
- Problemas de coordenação;
- Falta de imaginção ou curiosidade;
- Pouca memória e concentração.

Como todos nós sabemos, o período de gestação são nove meses fundamentais e decisivos na vida de qualquer ser humano. Isto levar-nos-á a pensar até que ponto será ético ou não, uma mãe condicionar tanto a vida de um ser tão inocente...